Notícias

RDC11/2014 - Anvisa publica novo Regulamento Sanitário para Diálise

Postado em 10/05/2014

No Dia Mundial do Rim, 13 de março, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou o novo regulamento sanitário para o funcionamento dos serviços de diálise. A nova norma atualiza e inova o texto anterior, editado em 2004.

A RDC 11/2014 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) (14/3/2014).

A Resolução traz mais segurança ao paciente renal crônico que se submete a sessões de diálise.

Entre as novidades da norma está o descarte, após o uso, de dialisadores e linhas utilizadas em pacientes com hepatite B e hepatite C e o descarte de todas as linhas utilizadas nos procedimentos hemodialíticos. Os dialisadores funcionam como um tipo de filtro que substitui a função de depuração do rim. Essa medida é um grande ganho para os serviços, e principalmente para os pacientes, no que se refere à redução do risco sanitário e a melhoria da qualidade da assistência. A adequação às regras dessa norma colaborará com a diminuição da incidência de hepatites virais e outros riscos associados ao procedimento hemodialítico.

De acordo com a gerente de Regulação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde, Maria Ângela da Paz, a regra estabelece critérios para o processo de diálise e traz padrões que devem ser seguidos pelos estabelecimentos de saúde para a melhoria da segurança do processo.

O grupo de trabalho que revisou a antiga resolução, a RDC 154/2004, e produziu a nova resolução, a RDC 11/2014, contou com representantes dos serviços de diálise, dos pacientes, da comunidade acadêmica e especialista na área.

 

© Copyrigth 2014 - Avancini - São Paulo - SP - Todos os direitos reservados
Rua do Estilo Barroco, 411 - Santo Amaro
São Paulo - SP - 04709-011
(11) 5181-3165