Notícias

Crise hídrica aumenta procura por análise da água

Postado em 31/05/2015

Crise hídrica faz aumentar procura por análise da qualidade da água

Consumidores desconfiam da qualidade do volume morto, dizem empresas.

Aumenta também busca por análise de água de poço artesiano e mina.

Desconfiados da qualidade da água do volume morto do Sistema Cantareira, cada vez mais consumidores estão procurando serviços de análise de água em São Paulo e na região metropolitana. Segundo laboratórios do setor, a demanda pelo serviço também aumentou entre pessoas e empresas que estão usando fontes alternativas de água, como poços artesianos, minas e água de reuso.

G1 ouviu cinco empresas especializadas em análise de água, que relataram um aumento de 15% a 50% na procura pelo serviço desde outubro do ano passado.

"Desde que começou a crise hídrica, aumentou substancialmente o número de amostras solicitadas para análise, em torno de 15%. O mais interessante é que mais pessoas físicas têm demandado esse tipo de serviço, como donas de casa e condomínios residenciais"

Outro fator que tem comprometido a qualidade da água que chega ao consumidor, segundo relato das empesas, é a resistência dos consumidores em limpar as caixas d’água. Empresas, condomínios e residências têm evitado o procedimento para não precisar esvaziar o reservatório, pelo temor de não conseguir enchê-lo novamente.

Veja dicas sobre como garantir a qualidade da água

- Antes de usar a água proveniente de sistemas de reuso, de poços artesianos ou de minas, é importante testar a qualidade dessa água em laboratório especializado

- O fato de a água ser tranparente e sem cheiro não significa que não haja contaminação

- Existem vários testes de qualidade de água. Para verificar se ela é segura para o consumo humano, os testes devem seguir a Portaria 2.914, de 2011, do Ministério da Saúde

- A Sabesp recomenda que a limpeza da caixa d'água seja feita a cada seis meses. 

Extraído do site g1.globo.com

31/05/2015 05h00 - Atualizado em 31/05/2015 05h00

© Copyrigth 2014 - Avancini - São Paulo - SP - Todos os direitos reservados
Rua do Estilo Barroco, 411 - Santo Amaro
São Paulo - SP - 04709-011
(11) 5181-3165